pt en

Volos, Grécia, de 21 a 24 de setembro

Ambiances, tomorrow

3rd International Congress on Ambiances

Este Congresso tentou fazer um balanço da pesquisa e das aplicações baseadas na noção de ambiência tanto na esfera científica quanto no que diz respeito ao futuro do design e da criação artística.

Nos últimos 40 anos, um grande número de pesquisadores, designers e artistas na Europa e em todo o mundo tem se concentrado na questão dos ambientes arquitetônicos e urbanos. A importância crescente e duradoura da Rede Internacional de Ambientes demonstra a atualidade de toda esta área em um nível teórico, crítico, prático, experimental e artístico, bem como de uma perspectiva política, histórica e de aprendizagem. A saída dos membros da rede e de numerosas equipes de pesquisa que tratam de questões relacionadas ao ambiente atesta a capacidade dessa noção de reexaminar tanto o conhecimento quanto a produção de nossos espaços de convivência. Constitui uma resposta a questões societais contemporâneas, como os desafios ambientais relacionados com as alterações climáticas e a eficiência energética.

O Terceiro Congresso, depois de Grenoble (2008) e Montreal (2012), foi usado para circunscrever a noção de ambiência (ou atmosfera) em um prospectivo dinâmico e demonstrar como ele pode se tornar um operador na transformação de nossos habitats, cidades e sociedades. Assim, o futuro dos ambientes pode ser analisado de acordo com uma perspectiva tripla em termos de suas dimensões pragmática, teórica e prospectiva.

Os autores foram convidados a apresentar propostas (em francês, inglês ou grego) sobre um ou mais dos seis temas propostos.

1. Experiências e experiências ambiantais

2. Traços, notações e representações de ambiências

3. Projetando e fabricando os ambientes de amanhã

4. Ambiente, atmosfera, clima: teoria, política e crítica