"Ressensibilizando cidades . ambiências urbanas e sentidos"integra a agenda preparatória para o congresso mundial de arquitetos (UIA 2020), promovido pelo LASC/ Proarq/ UFRJ, juntamente com o curso de extensão “Pensando ambiências pela subjetividade – V edição”.
O evento teve como objetivo investigar a prática do cotidiano urbano e o estudo de ritmos de vida entrelaçados ao dia a dia das cidades, em pequena escala. Através do olhar sobre os sentidos que influenciam os usos e apropriações no ambiente urbano pretendemos aprofundar o pensamento sobre estratégias de articulação entre a vivência urbana e a afetividade nas grandes metrópoles.
Foram quase 4 dias de workshops + conferência internacional com palestrantes de grande renome da rede Ambiances, como os pesquisadores Jean François Augoyard e Jean-Paul Thibaud (Cresson, Grenoble).
A dinâmica do evento contou com a apresentação de artigos e, também, a realização de experienciações nas ruas através de um resultado central advindo dos workshops.
A Conferência, portanto, contribuiu para que planejadores urbanos, arquitetos, pensadores e afins ao tema discutissem sobre as questões urbanas e as expectativas do ser humano com relação a seus espaços, percebendo-nos como centro, ator, construtor e principalmente parte da elaboração dos projetos urbanos. Colocou-se em evidência o tema das ambiências urbanas sensíveis, demonstrando o papel de projetos urbanos humanizados e humanizadores para as metrópoles contemporâneas, alinhados ao pensamento de uma sustentabilidade humana para o futuro de nossas cidades.
+ info
lasc.ufrj@gmail.com