O Colóquio Olhares Cruzados sobre o Morar: Métodos e Estratégias Inovadoras/ França-Brasil realizou-se no Salão Portinari do Prédio do MEC na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 21 e 23 de setembro de 2009. Evento que contou com o apoio de instituições brasileiras e francesas, reuniu pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento, e de países e realidades culturais diferentes.
O colóquio teve como principal objetivo fazer uma ampla e aprofundada reflexão sobre os modos de habitar na sociedade contemporânea, através da promoção de uma interlocução entre as várias abordagens e metodologias de compreensão e de intervenção nos espaços de moradias e nos espaços urbanos. Para tanto, reuniu importantes pesquisadores e profissionais tanto da arquitetura e do urbanismo, como das ciências sociais de modo geral.
A compreensão das diversas esferas na experiência do usuário do espaço, a complexidade com que os lugares privados e públicos adquirem valor e significação na vida nas pessoas e dos grupos foi o foco sobre o qual as conferências, as apresentações e os debates do colóquio centraram-se.
No ensejo do ano da França no Brasil 2009, o Colóquio priorizou a trocas de experiências e o compartilhamento de saberes entre pesquisadores e instituições brasileiras e francesas.
Comitê Científico
Philippe Bonnin, diretor de pesquisa doCentre National de la Rechercher Scientifique (CNRS) France
Frederico Rosa Borges de Holanda, UnB
Geneviève Vermes, professora emérita das Universidades de França
Paulo Afonso Rheingantz, Proarq/UFRJ
Roselyne de Villanova, IPPRAUS
Cristiane Rose Duarte, Proarq/UFRJ
Comissão Organizadora:
Cristiane Rose Duarte, Proarq/UFRJ
Regina Cohen, Proarq/UFRJ
André Carvalho, Proarq/UFRJ
Alice Brasileiro, Proarq/UFRJ
Ethel Pinheiro, Proarq/UFRJ
Neiva Vieira, LeMetro/UFRJ
Osvaldo Luiz Silva, Proarq/UFRJ
+ info
lasc.ufrj@gmail.com