CURSO DE EXTENSÃO "ARQUITETURA, SUBJETIVIDADE E CULTURA - PENSANDO AMBIÊNCIAS PELA SUBJETIVIDADE" VII EDIÇÃO- 2022/PROARQ

Arquitetura, Subjetividade e Cultura> Pensando Ambiências pela Subjetividade

Architecture, Subjectivité et Culture> Penser les ambiances à travers la subjectivité

Architecture, Subjectivity and Culture > Developing ambiances through subjectivities

VII edição édition edition

DE 28 de julho a 07 de outubro de 2022

de 13h30 às 16h30 - sala 445 (prédio da FAU/UFRJ)

=============================

O CURSO SERÁ PRESENCIAL EM 2022!

O CURSO SERÁ MINISTRADO EM PORTUGUÊS E FRANCÊS (com tradução)

Estudantes da FAU/UFRJ - inscrevam-se em "extensão" pelo SIGA

Estudantes da Pós-graduação UFRJ - código FAP 709/ FAP 809

Comunidade externa à UFRJ - preencher o formulário para seleção AQUI

=============================

O Curso

O curso de extensão 'Arquitetura, Subjetividade e Cultura: Pensando Ambiências pela Subjetividade' aborda questões relativas à pesquisa sobre ambiências baseando-se em conceitos como: alteridade, identidade, território e memória, além de outros que subsidiam a formulação de metodologias à prática e à pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. O curso é uma ação de internacionalização do PROARQ e busca construir conhecimentos e propostas que sirvam de apoio para o trabalho de de arquitetos, urbanistas, planejadores da cidade e afins. Os participantes realizarão atividades didáticas e formativas, e serão avaliados em seminários e workshops. Será também uma ação de internacionalização, com professores(as) em atuação na França (ENSAG / CY Cergy Paris) e Bélgica (Louvain Coopération), além de renomados(as) parceiros(as) de pesquisa na UFRN, UERJ e Católica de Joinville. As aulas serão ministradas 1x por semana, durante 10 semanas. A metodologia de avaliação não ficará contida no desenvolvimento de produtos textuais; será trabalhado o conjunto de estratégias/seminários e a produção de material gráfico/teórico advindo de grupos focais - compostos de estudantes de graduação e pós-graduação,  além  de  público  externo à UFRJ. A ação tem o total de 45h e contará com o apoio de 2 (dois) estudantes extensionistas, tendo como objetivo central a democratização do conhecimento produzido no âmbito da UFRJ e das instituições universitárias parceiras de pesquisa, dentro e fora do Brasil, assim como a partilha com demais setores fora da vida acadêmica. ALGUMAS AULAS SERÃO MINISTRADAS NA LÍNGUA INGLESA E FRANCESA, contando, para isso, com tradução simultânea.

Público-alvo do Curso

Estudantes de graduação e de pós-graduação da UFRJ e outras IES, estudantes das escolas estrangeiras envolvidas - ENSAG, CY Cergy Paris, Louvain Coopération/Université Catholique de Louvain-la-Neuve e UQAM (cujos palestrantes farão parte do curso); profissionais e aprendizes em instituições governamentais municipais e estaduais como secretários de urbanismo, chefes-de-gabinete, estagiários das Prefeituras e governos no Rio de Janeiro e arredores; comunidade geral - interessados e/ou atuantes nas áreas do pensamento e do planejamento, profissionais ligados à gestão urbana e administrações de setores da cidade, design, geografia, sociologia, psicologia, antropologia e afins.

Duração do Curso

Horário das Aulas

Quintas-feiras, de 13h30 às 16h30 (horário de Brasília), sala 445 da sede do PROARQ

---------

PROGRAMAÇÃO 2022:

dia 28 julho - AMBIÊNCIAS E ANÁLISES QUALITATIVAS / Profs.  Cristiane Duarte, Ethel Pinheiro e Alice Brasileiro

dia 04 agosto - AMBIÊNCIAS E PSICOLOGIA AMBIENTAL / Prof. Gleice Elali

dia 11 agosto - RECESSO

dia 18 agosto - MEMÓRIA E NARRATIVAS / Prof. Paula Uglione

dia 25 agosto - PERCEPÇÃO E SENTIDOS URBANOS / Prof. Katia de Paula

dia 01 setembro - CIDADE E SUBJETIVIDADE / Prof. Damien Masson (AULA COM TRADUÇÃO)

dia 08 setembro - IDENTIDADE E AFETIVIDADE / Prof. Neiva Vieira

dia 15 setembro - TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE / Prof. Nicolas Tixier (AULA COM TRADUÇÃO)

dia 22 setembro - SENSORIALIDADE E ETNOGRAFIAS / Prof. Jean-Paul Thibaud (AULA COM TRADUÇÃO)

dia 29 setembro - APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS DE PROPOSTAS DE ENSAIOS (encerramento)

dia 07 de outubro -Acompanhamento das PROPOSTAS de ENSAIOS pela pós-graduação UFRJ

---------

VAGAS LIMITADAS!!!!!

O curso oferecerá o número máximo de 25 vagas para PARA PÚBLICO EXTERNO À UFRJ

Todos os(as) interessados(as) EXTERNOS À UFRJ devem se cadastrar através do formulário abaixo, ATÉ 15/06/2022. No dia 20/06/2022 os 25 primeiros inscritos serão informados POR E-MAIL de sua aprovação.  ATENÇÃO: SOMENTE OS APROVADOS SERÃO INFORMADOS.

No dia 22/06/2022, caso algum dos 25 primeiros NÃO CONFIRME PARTICIPAÇÃO NO EVENTO, as pessoas em lista de espera serão convocadas por e-mail, também por ordem de registro.

SUBMISSÃO DE INSCRIÇÃO POR Google Forms - CLIQUE AQUI

DOWNLOAD DO CARTAZ - CLIQUE AQUI