Curso de Extensão "Arquitetura, Subjetividade e Cultura - Pensando Ambiências pela Subjetividade III edição"

III edição
07 de abril a 16 de junho de 2016
Proarq - FAU/UFRJ

O curso

Como pensar os modos de viver, de sentir, de socializar dos que moram, circulam nas/pelas cidades? É certo que não há lugar sem um sujeito, assim como não há sujeito sem um lugar. Onde então se encontra, conceitualmente, o sujeito na cidade contemporânea?

Como as ambiências auxiliam, enquanto estruturas físicas, morais e sociais, a compreender e interpretar tais cidades?

As ciências sociais e humanas tem se dedicado a refletir sobre as vicissitudes da vida contemporânea, seus sujeitos e seus modos de conviver. A arquitetura, como ciência social, pondera sobre diversos desses rumos com vistas ao melhor crescimento e adaptação de homens e cidades.

Dentro dessas matrizes questionadoras encontramos nas ‘ambiências urbanas’ um ponto de partida, interseção e de ultrapassagem de tais interrogações. Nesta via, este curso construiu conhecimentos, ideias, propor metodologias de pesquisa e prática que sirvam de subsídios para o trabalho de estudantes em formação, arquitetos e urbanistas, pensadores e planejadores da cidade, de diversas maneiras possíveis.

Público-alvo do Curso

Alunos de graduação e de pós-graduação; profissionais e comunidade em geral, interessados e/ou atuantes nas áreas do pensamento e do planejamento, design, gestão urbana, sociologia, psicologia e antropologia urbana.

Duração do Curso

Data do Curso

De 07 de abril a 16 de junho de 2016

Horário das Aulas